Segurança da informação na gestão da qualidade

Segurança da informação na gestão da qualidade | Prothera

A gestão da qualidade busca a padronização de rotinas e processos que potencializam o dia a dia dentro de uma organização. A criação de metas e utilização de ferramentas de gestão auxiliam o alto desempenho dos colaboradores, otimizando o trabalho e consequentemente melhorando a produtividade. Entre as vantagens de ter um sistema de gestão da qualidade na empresa podemos citar:

– Redução de custos, serviços e perdas

– Otimização de recursos tecnológicos

– Velocidade na resolução de problema

– Redução de paralizações

Da mesma forma que a qualidade é muito importante, a integridade das informações é um pilar fundamental para sustentar boas práticas de gestão e melhoria contínua. Sendo assim, a segurança da informação se conecta a qualidade garantindo a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados relevantes para o controle e melhoria dos processos. Além disso, a segurança da informação contribui para a conformidade de políticas, registros, processos e regulamentos que otimizam o sistema. 

A segurança da informação atua como uma camada protetora, reduzindo a probabilidade de ataques cibernéticos, vazamentos de dados ou interrupções nos sistemas. A prevenção de incidentes é crucial para evitar vazamentos de dados sensíveis que poderiam comprometer estratégias da organização, proteger inovações competitivas e preservar a integridade dos clientes. Ao implementar a ISO 27001 com apoio da área de qualidade, a empresa não apenas protege seus ativos de informação, mas também cria uma base sólida para a excelência operacional, utilizando informações seguras para identificar oportunidades de melhoria nos processos.  

A segurança da informação desempenha também um papel estratégico na promoção da melhoria contínua, uma área importante da gestão da qualidade. Ao garantir a confiabilidade dos dados utilizados para análises e tomadas de decisão, as empresas podem confiar em informações sólidas para identificar oportunidades de melhoria nos processos de qualidade. Isso cria um ciclo onde a segurança da informação, não apenas protege, mas também impulsiona a excelência operacional e a satisfação do cliente, consolidando a empresa como referência na entrega de serviços de alta qualidade.